terça-feira, 10 de dezembro de 2013

A Canção do Súcubo - Richelle Mead

A Canção do Súcubo.
 A Canção Do Súcubo
Richelle Mead
Editora Essência
299 Páginas

Quando se fala de empregos no inferno, ser um Súcubo parece bastante glamuroso. Uma garota pode ser qualquer coisa que ela quiser, o guarda-roupa é de matar e homens mortais farão qualquer coisa por apenas um toque. Claro, eles geralmente pagam com suas almas, mas por que ser tão técnico? Mas a vida da Súcubo de Seattle Georgina Kincaid é muito menos exótica. Seu chefe é um demônio de médio escalão com uma queda por filmes do John Cusack. Seus melhores amigos imortais (ou melhores amigas …) ainda não pararam de provocá-la por causa da vez em que ela se transformou na Deusa Demônio, completa, com chicote e asas. E ela não consegue ter um encontro decente sem sugar parte da vida do cara. Ao menos ela tem seu emprego diário em uma livraria local – livros de graça; Todos os mochas de chocolate branco que ela conseguir tomar; e acesso fácil ao sexy escritor de bestsellers, Seth Mortensen, aka Aquele por Quem Ela Daria Tudo Para Tocar mas Não Pode. Mas os sonhos sobre Seth vão ter que esperar. Algo estranho está acontecendo no submundo demônio de Seattle. E, dessa vez, todos os seus charmes e cantadas de cair morto não vão ajudá-la porque Georgina está para descobrir que há algumas criaturas que tanto Céu quanto o Inferno querem negar…
 
Esse livro me custou o total de 10 reais, uma bagatela se em comparação á outros exemplares que tenho na minha estante, e sua leitura foi exatamente isso, "uma bagatela" . Pra mim o início é meio sem sentido, totalmente mal explicado e por vezes fiquei perdida, Georgina é um Súcubo que se alimenta de energia vital - quanto mais "pura" for a pessoa mais forte é sua energia - mas ela é um Súcubo diferente, prefere preservar a vida humana e por isso se "alimenta" apenas de caras maus, o que seria a escória - conheço um monte de escórias que teria um enorme prazer em apresentar á Georgina - da humanidade. De início não entendi muito bem porque ela os preservava, já que era um demonio, e aquele era o seu trabalho, mas á partir das páginas aprofundamos cada vez mais no passado desse Súcubo e entendemos sua "resistência".

Uma das coisas que mais me incomodou no livro, e que acaba sendo o pecado mortal da maioria dos escritores que insistem em colocar personagens centenários em suas estorias, é o linguajar adotado pelos personagens e suas maneiras de se portarem, apesar de Georgina alegar por diversas vezes "ter mais anos de vida do que poderia contar" eu não via tanta vivência em suas atitudes, ela errava, sabia disso, e fazia questão de errar mais uma vez, não havia maturidade nela e muito menos a sabedoria que ela alegava possuir, pra ser justa, nem nela e nem em ninguém que fosse milenário. O "casamento" que a escritora fez com o universo sobrenatural e humano me incomodou em níveis altíssimos, nada parecia fazer muito sentido e tudo era muito fora da realidade, se ela tivesse investido em apenas um lado da moeda talvez minha visão sobre o livro teria sido muito mais otimista.

Georgina é uma personagem cheia de falhas na sua construção, assim como na sua história, na sinopse á uma história e no livro se conta outra, como seu "romance" com seu escritor favorito que de romance não vi nada, e o triângulo amoroso mal construído uma vez que não vi química entre eles - Roman tinha mais haver com Seth do que Georgina com qualquer um deles - tudo era forçado demais, impulsivo e parecia coisa de momento, de uma forma negativa. Não foi fácil levar a leitura até o final, havia muitas piadas forçadas - mas houve, muito raros, momentos divertidos - e personagens sem pé nem cabeça com suas desculpas mais sem sentido ainda, e o final do mistério que rondava á todos não me surpreendeu, podem por culpa na minha cabeça fértil, mas desde que cheguei na metade do livro já sabia quem era o tal cara procurado por todos.

Agora registro aqui minha indignação; eu comprei esse livro por dez reais pra chegar no final e descobrir que era o primeiro de uma droga de uma série que cada exemplar custa mais de 29,90! São mais de 4 livros! 4! Ele podia acabar por ali que não ia fazer diferença, porque esse povo tem esse tesão por séries compridas? Porque não fazem apenas um livro avulso? Mais que droga!

 

2 comentários:

  1. Bela resenha flor! Eu ri com a tua indignação sobre a série ser grande! Em relação a preços não se preocupe, eles sempre ficam por 9,90. É só ficar em alerta ;)
    Também odeio quando inventam mais e mais livros na série, às vezes é só para encher linguiça mesmo aff
    Bjokas

    Samy Rabelo
    http://livroscomresenhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ashuahs que bom, é horrivel ter uma série incompleta, mesmo que ela não seja tão boa :/

      Excluir