sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Mas, o que é feminismo?


Outro dia me vi metida em uma discussão acalorada com uma outra garota sobre o que é feminismo, e o quanto na visão dela, feminismo está errado, no entanto, ela não soube me explicar do porque pensa assim. Pelo que entendi de seus argumentos e sua lógica um pouco equivocada e distorcida, feminismo seria algo que distorcia os direitos iguais, dando livres vantagens as mulheres em detrimento dos homens, mais tarde em um programa fui obrigada a ver uma certa "filósofa" com argumentos parecidos, mas essa ia além, entre tanta incoerência e gagueira, entendi que segundo seu ponto de vista as mulheres não devem nada ao feminismo, e sim a democracia, e que o feminismo tirava a escolha daquela que gostaria de ficar em casa, cuidar da família, dos filhos, em tempo integral, de novo aquele velho discurso estava lá, "deveria lutar pela igualdade" em algum momento entendi que o machismo não era tão presente quanto as feministas alegavam.

Aqui entra a velha discussão dos últimos tempos, e que vem trazendo tantas e tantas dores de cabeça, as pessoas simplesmente não pesquisam, não buscam informações antes de tirarem suas próprias conclusões e saírem alfinetando movimentos, questionando protestos, arranhando imagem de quem luta. Feminismo luta pela igualdade dos gêneros, luta pelo colocamento da mulher ao lado do homem, luta pelas escolhas da mulher, se ela quiser ser CEO de uma multinacional, ou se ela preferir ser dona de casa. O importante é ter escolhas, e não foi pela democracia que hoje nós temos, não foi um homem lá do passado que de repente decidiu nos dar uma chance. Foi com lutas, protestos, bagunças, muita perseverança e minha cara filosofa, sinto em lhe dizer, nós devemos sim, e muito, ao feminismo.
E garota com quem eu discuti, se você quer igualdade, quer ser tratada como um ser humano e cidadã independente ser for mulher, se quer conseguir seus objetivos e não ser tratada como sexo frágil, você é feminista.

Feminista luta pela igualdade dos gêneros, pelas escolhas da mulher, pela colocação dos seus direitos como um ser humano, machismo é a posição do homem em detrimento da mulher, é a imagem de que o sexo masculino está acima dos gêneros, das opções sexuais, "da cadeia alimentar" e o femismo, tão extremo e burro quanto o machismo, é a supremacia feminina, a ideia de que homens não servem absolutamente pra nada. Ambos estão errados, aliás. Nós feministas não queremos a supremacia feminina, só queremos sermos tratadas como humanas, não como sexo frágil, ou como invejosas, ou fofoqueiras, ou objetos decorativos em uma sala de estar, e sim como humanas.

Pelo menos esse coração que bombardeia sangue pro meu corpo diz que é isso o que eu sou.

5 comentários:

  1. Gostei do post Miah. As pessoas tendem a ter uma visão nada abrangente a respeito do feminismo e não se atentam a sua principal essência. Como você disse, independente se a mulher segue uma carreira profissional ou de dona de casa, ela tem direitos e deve ser respeitada por isso. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poiser Vanessa, é meio triste porque as pessoas só saem repetindo o que veem por ai, como coxinhas :(

      Excluir
  2. Eu assisti esse programa.
    Você disse que se uma mulher luta por igualdade, então ela é "feminista".
    Eu vou um pouco mais além. Acho que lutar pela igualdade é ser "humano", é saber pensar, estou falando da igualdade no geral.
    Vivemos em um mundo em que a discriminação navega em águas "tranquilas".
    Muitas vezes uma determinada minoria discrimina a outra.
    Eu defendo direitos iguais para homens e mulheres assim como defendo direitos iguais para hetero e homo.
    É claro que os grupos que lutam pela igualdade serão hostilizados, pois "fogem" do modelo de sociedade antigo.
    Defendo a luta por diretos iguais para todos e temos que lutar, pois só com muita luta é possível acabar com os preconceitos que eram "naturais" na sociedade.

    Desabafei rs, adorei seu post!
    Beijos

    citacoesdeumleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poise Francine, tudo no fim se trata de igualdade e respeito, a luta leva o nome Feminismo porque foi criada pela mulher, mas isso não significa que não pertença a todos :)

      Excluir
  3. Gostei muito do texto, devemos lutar pelo direito de todos os grupos sociais prejudicados pelo ''senso comum''. :D

    ResponderExcluir