quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Carta aberta á uma estudante branca; Cnsciência Negra



Abigail Fisher, descendo os degraus da Suprema Corte..

Eu devia ter postado isso ontem, mas ontem eu estava meio doente, então ficou pra hoje mesmo.

A estudante branca Abigail Fisher entrou em um processo contra a Universidade do Texas alegando não ter entrado na mesma graças ao programa de Cotas - que dar prioridade para estudantes negros -, por enquanto o caso ainda não não entrou em julgamento, já que nenhuma das cortes - incluindo a Suprema Corte - o aceitou.

Enfim, a jornalista, também branca, Krystie Yandoll, escreveu uma carta aberta á pobre garota branca em que basicamente dizia "querida, te entendo, mas apenas fique quieta tá? Você é branca, não tem do que reclamar", houve quem apoiou e houve também aqueles que criticaram a posição da jornalista. Como o blog é meu, e sou uma garota negra, resolvi dar minha opinião sobre o caso.

Para alguns parece meio injusto Abigail ter ficado sem sua vaga, já que, pela ordem democrática deveria ser aqueles que mereciam mais. Bom, é injusto. Muito. Mas, também seria injusto retirar de uma adolescente negra sua chance de cursar o ensino superior, e que na certa, não teria dinheiro para bancar tantos advogados como Abigail em um processo contra alguem que á discriminou racionalmente.

Todos nós sabemos como o preconceito racial é forte nos Estados Unidos, como lá as pessoas realmente te julgam pela sua cor, não só lá, vamos parar de ser hipócritas e admitir que aqui também existe esse tipo de preconceito né? Nunca passei por nada parecido, mas conheço um punhado de pessoas que já sentiram na pele essa falta de respeito, e de certa forma é o que Abigail também está fazendo.

Ela acha injusto não ter entrado em sua faculdade dos sonhos porque uma garota(o) negra(o) "roubou seu lugar?" o que essa pessoa tambem deve ter passado em sua vida também deveria ser injusto, não? Á poucos privilégios nos EUA para pessoas negras, e as Cotas é uma dessas raridades, porque sim, as periferias tem em sua maioria pessoas negras, pessoas que tem que lutar diariamente contra uma sociedade racista, pessoas que talvez não receberam uma educação tão boa quanto Abigail, pessoas que só consigam cursar uma universidade se for pelo sistema de cotas, e somente com isso mudarem suas vidas.

Eu não acho a jornalista injusta, nem tão pouco a injuria de Abigail infame, mas vamos pousar na realidade e cada um procurar seu lugar ok? Abigail querida, você nasceu, cresceu, e vive em uma sociedade racista, você é branca, não tem do que reclamar.

Link para a carta

4 comentários:

  1. Oi, Kaah!
    Esses dias as questões raciais tem sido bastantes discutidas, né?
    Muito interessante o caso.

    Olha, eu sou uma garota de pele parda, filha de mãe branca e pai negro, e te digo: sou conta as cotas no ensino universitário.
    Mas, calma, não sou contra as cotas em si. Acho que vivemos num mundo bastante desigual e elas servem para dar oportunidade àqueles que não tem.
    Porém, acho que começar tentando resolver pelo ensino universitário é MUITO falho.
    Tem que começar na base, e não tentar corrigir por cima. É no ensino infantil e fundamental que o governo deve agir. Na faculdade é tarde demais pra corrigir.
    Até o começo do ano eu estudava numa faculdade federal, e convivia com colegas cotistas. Infelizmente, era fácil reconhecer quem entrou por cotas e quem não entrou. Isso está errado.
    Se queremos igualdade, tem que ser desde cedo. Pelo menos é o que acho!

    Beijos,
    Agnes

    rascunhoseborroes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo, mas nesse caso é aquele famoso ditado "melhor isso do que nada", por isso coloquei ali em cima que Abigail estava certa em um lado, é injusto, por que o correto seria a vaga ser de quem realmente tem capacidade para ela, no entanto, se abolirem as cotas, ai então é que ficaria difícil para os negros de periferia cursarem o ensino superior, Abigail pode entrar em qualquer outra universidade que desejar, mas a pessoa negra que ficou com sua vaga não.

      Reconheço que é uma medida defeituosa, mas é a única que temos :/

      Excluir
  2. Acho isso das cotas um absurdo, pra mim já é um preconceito contra os negros, pq precisam de cotas se somos todos iguais?

    Beijos,
    paixaoliteraria.com

    ResponderExcluir
  3. Cotas por renda até que vai, mas por cor?

    ResponderExcluir