sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Porque livros nacionais não dão certo?

 
Eu nem ia postar isso hoje, e nem agora, mas as circunstancias me levaram á isso então... Essa pergunta já pairou na mente e nos posts da maioria dos blogueiros que acompanho, e as respostas sempre foram as mais clichês possíveis... falta investimento das editoras, falta valorização dos leitores, falta capacidade dos escritores.
 
Sim, falta tudo isso e mais um pouco. A verdade é que quando o assunto é "livro nacional" já se cria uma espécie de discurso pré-pronto em "que devemos valorizar mais nosso país! Devemos valorizar nossos escritores! Devemos... mas criar vergonha na cara ninguém cria né?
 
Como leitora, escritora, blogueira já vi muito desses posts por ai, no inicio lembro da minha ingenuidade e dos meus olhos brilhando quando via que ali, naquele blog em que o blogueiro defendia com tanto fervor autores nacionais, poderia ser mais uma porta para mim, tão nova nesse ramo, tão inexperiente.. So que não. Só que não porque o próprio blogueiro encara o autor com mau olhado, de cima, pondo mil e uma condição para seu livro ser aceito e, se der, resenhado, falta tempo, falta espaço na estante, tem outros títulos na frente, voce pode entrar em contato daqui á três meses?
 
Eu já sei, ninguém é necessariamente obrigado á ler qualquer coisa que não queira, mas, a partir do momento em que você, blogueiro, põe seu E-mail para contato, deixa claro em suas paginas que sim, aceita ler livros nacionais - dando um destaque á esse quesito como se ler livros de gente brasileira fosse algo extremamente desgastante - não é de se esperar que a pessoa te envie um E-mail pedindo? Acho que não né.
 
Dai você entra no website do amigo ver que tipos de livros estavam na frente, lançamentos, mais lançamentos um pouco de modinha também - aqueles famosos livros "de graça" que algumas editoras enviam, sabe - e promoções de pacotes com uns três itens...
 
Já vi isso tantas vezes...
 
O grande problema dos livros nacionais estão longe de serem os livros ou os autores, ou até mesmo essa ideia de que no Brasil so se escreve sobre índio ou mato - até porque isso foi quebrado já faz tempo né - o problema tá nessa mania que algumas pessoas tem de destacar uma obra nacional como se fosse algo inédito, inventando tags, discursos de isso, daquilo... Se recusando á aceitar que livros bons estão em qualquer lugar do mundo e os ruins também. Porque não aceitar um livro nacional pra resenha como se fosse enviado de uma editora grande, dando ele o mérito por sua qualidade ao invés de sua origem? Por que não levar a serio o próprio discurso inflamado?
 
Por que?
 
Não adianta nada você dizer no seu blog o quanto ler coisa da nossa terra faz bem se não houver provas do porque. Já li livros nacionais bons, e lhes dei o credito merecido, já li livros nacionais ruins de morrer, daqueles que dar vontade de dar um tiro na própria cabeça, e não vou enfeitar, dizer que não, só porque é nacional. Aquela merda era ou não era um livro? Deixou opinião cara.
 
Ok, a culpa também é das editoras, sim, falta de investimento das mesmas, falta e muito. Assim que terminei de escrever Cristal o enviei á algumas editoras, a resposta foi exatamente a que você imaginou, um sonoro não. Na época acreditei que fosse de fato meu livro - já que as mesmas editoras tinham títulos brasileiros - Cristal não era bom pra elas? Não era isso, o problema era que a Kamila não era conhecida o suficiente pra elas.
 
E é assim que a banda tocou, e continua tocando, assim como eu, vários outros escritores optaram pela publicação independente, pela publicação em editoras quase desconhecidas - o que acaba na mesma coisa - alguns tiveram reconhecimento e o resultado tá ai, na estante de vocês.
 
Os livros nacionais so darão certo no dia que eles passarem á ser livros, somente isso, livros bons ou ruins, classificados da mesma forma como os de fora. Dado á eles os mesmo méritos que os outros, pela sua qualidade.
 
E não como uma modinha, uma bandeira levantada no auto com os dizeres "ei, leia um livro nacional porque é legal!".
 
 
 

Um comentário:

  1. Oi, Kamila!

    Confesso que já tive algum preconceito com livros nacionais, mas por ser puramente leiga no assunto. Já li muitos livros bons, escritos por gente da nossa terrinha, inclusive dois dos três últimos livros que eu li eram nacionais (e muito bons, por sinal!). É certo que eu sou dessas que tem trocentos nacionais não lidos na estante, mas assim como esses estão na pilha, trocentas obras de escritores internacionais também estão.

    Hoje em dia, dou muito valor ao nosso tesouro brasileiro e acredito que a ficha também está começando a cair nas editoras, que estão tratando de criar selos para os nossos brazucas e fazer igual marketing para eles.

    Na bienal do Rio, por exemplo, os livros mais caros que comprei foram nacionais e os únicos que eu tinha planejado que ia comprar, custasse o que tivesse de custar. Ouvi dizer que os livros da Tammy Luciano e da Graciela Mayrink esgotaram, de tanto prestígio que tiveram e fiquei muito feliz, por ser uma marca de que o povo está tomando consciência de que os autores nacionais valem a pena.

    Também sou autora, estou já planejando o que vou ter de fazer quando terminar de escrever meu livro e começar a lutar para publicá-lo, mas já estou pondo na minha cabeça que vai ser difícil. Só que se a gente não tentar, nada acontece!

    Hoje em dia, fico muito feliz por saber que meus amigos já possuem novos nacionais em suas estantes e são muito feliz por tê-los. O que está acontecendo agora é uma espécie de revolução literária, que felizmente, ao meu ver está tendo êxito. Já temos novos autores nacionais ganhando seu merecido espaço e prestígio nas bienais e por aí vai. Se tudo der certo, o Brasil vai se dar conta do quanto os autores de nossa nacionalidade tem a oferecer, que não é pouco não!

    Adorei o texto!

    Beijos,

    Natalia Leal
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir