quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Jogos Vorazes - Suzanne Collins

Jogos Vorazes
 
Suzanne Collins
Livro 1#
397 Páginas
Rocco
 
 
Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

 
Original, sublime e acima de tudo viciante. Assim defino minha leitura de Jogos Vorazes, eu poderia parar por aqui mas o livro é tão rico que não, eu tenho que tentar por em ordem tudo o que senti ao lê-lo.
 
Katniss definitivamente entrou para minha seleta lista de personagens femininos preferidos, sua garra e coragem para não apenas salvar á si própria como também proteger os que ama fazem dela, por si só, uma das personagens mais incríveis que tive o prazer de ler. No decorrer da estória entendemos melhor como funcionam as coisas em Panem, e, pensando por um lado, é uma critica aos países ricos. Uma critica social até, não apenas ao capitalismo como também o que certas emissoras são capazes de fazer para conseguirem alavancar audiência. Mas deixando isso um pouquinho de lado...
 
Jogos Vorazes é um jogo anual que leva seus jogadores ao seu limite, floresta, sobrevivência, e mantimentos escassos, é assim como cada um tem que se virar, e é nesse cenário que o casal Katniss e Peeta, os empobrecidos Distrito Doze lutam pela sobrevivência.
 
O que mais me chamou atenção nesse livro é que, ao contrario das modinhas anteriores
, não foi necessário nenhum cara misterioso de olhos azuis ou um triangulo amoroso para ter um pouco de romance na estória - não que estes citados não existam, só que são tratados de maneiras diferente - Suzanne conseguiu ligar ação e aventura ao velho e bom drama adolescente, mesmo que seu casal de heróis tivessem enfurnados em uma floresta húmida e perigosa, aquele algo de sentimentalismo estava lá, sempre presente.
 
O livro é contado em primeira pessoa pelo ponto de vista da protagonista Katniss, e é marcado por sua personalidade forte que sempre entra em contraste com o carisma quase infalível de Peeta, eu quase desejei ser uma moradora da Capital só pra ter o prazer de assisti-los - momento semi-louca passou.
 
Uma leitura que, sem sombras de duvidas, vai te deixar naquele transe por dias, vai por mim.

Um comentário:

  1. Tenho uma imensa vontade de ler esse livro, e, depois de ver o filme - que achei muito ruim - fiquei com ainda mais vontade. Adorei a sua resenha.

    http://maio97.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir