terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Garota Exemplar - Gillian Flynn

Garota Exemplar
#Avulso
Gillian Flyn
448 Páginas
Editora Intrínseca

Uma das mais aclamadas escritoras de suspense da atualidade, Gillian Flynn apresenta um relato perturbador sobre um casamento em crise. Com 4 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo – o maior sucesso editorial do ano, atrás apenas da Trilogia Cinquenta tons de cinza –, "Garota Exemplar" alia humor perspicaz a uma narrativa eletrizante. O resultado é uma atmosfera de dúvidas que faz o leitor mudar de opinião a cada capítulo. Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy –, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?

Garota Exemplar tem como cenário um casamento á portas de seu fim, Amy, a linda e perfeccionista, é o que seria uma Esposa Exemplar, capaz de perdoar as gafes do marido desempregado, conviver em uma cidade á qual não se sente bem e ser sempre o "segundo plano de Nick", bem, pelo menos é assim que Amy relata sua história em seu diário, anos antes de desaparecer no quinto aniversário de casamento. Se sentindo pressionado por todos, Nick assume uma postura evasiva demais para quem acaba de perder a esposa, mostrando uma despreocupação um pouco fora do comum, fora isso, todas as pistas encontradas pela polícia - e algumas passagens da própria Amy em seu diário - indicam que Nick seria responsável pelo macabro crime que teria acontecido á sua esposa. No entanto, ´medidas que as investigações são sendo feitas e novas coisas reveladas, fica claro que  verdade não é bem o forte desse casal.

O livro se divide em três atos, tendo como o desaparecimento de Amy o tópico principal e as várias suspeitas e pistas encontradas que direcionam Nick como o principal - e único - suspeito. Os pontos de vistas da narrativa se altera entre Nick, e o que se passa durante as investigações, e o de Amy, passagem escritas em seu diário sobre os cinco anos de casados dos dois.

É uma era muito difícil em que ser uma pessoa, só uma pessoa real, atual, em vez de ser uma coleção de traços de personalidade, de personagens automáticos.

Ler Garota Exemplar foi como entrar em um jogo de mentes para "pessoas grandes", tudo, absolutamente tudo, cada passagem, cada trecho, frase e ato, tudo era minuciosamente articulado e encaixado como em um complexo jogo de quebra-cabeça, quando o vencedor é aquele que mais estudar e entender seu inimigo. Foi uma leitura interessante, a autora nos permite, como leitor, tentar desvendar o mistério do desaparecimento de Amy partindo dos pontos de vista de seus personagens - Amy e Nick - baseando-nos no que teria sido aqueles último cinco anos de casados. 
Ele se desculpou profundamente. Alguém faz algo profundamente além de se desculpar? Suar, eu acho.

 Os personagens foram também muito bem construidos, nada teria ocorrido se não fosse suas falhas e suas verdadeiras personalidades, Garota Exemplar nos traz o quadro perfeito de um casamento destrutivo, e suas consequências. Nos traz também uma amostra perfeita do que a mente humana é capaz de fazer para suprir seus caprichos. É um romance embalado de suspense, que na medida certa, fez com que esse livro entrasse para meus favoritos. 

Não tem um aplicativo com um ruído do Borboun em um dia quente em um quarto escuro legal. O mundo sempre vai querer bebida. Caramba, Nick. Por que você é sempre tão maravilhoso pra mim? Era pra ele dizer: Você merece, eu te amo. Mas ele disse: porque eu sinto muito por você. Porque toda manhã você tem que acordar e ser você.

No entanto, eu não gostei do final, pra mim foi muito injusto - embora a autora já deixou claro que no filme ele será completamente diferente. Recomendo esse livro para os amantes de um bom romance policial, para os solteiros convictos e, casais quase prontos para se divorciarem, fiquem longe desse exemplar!

9 comentários:

  1. A minha tia leu e quando estava no meio do livro, ela me contou a história e ficamos pensando qual a solução desse mistério todo. Eu acabei acertando.
    Ela também não gostou do final :/
    Eu não pretendo ler, pois ela me contou o livro todo rsrs

    http://cheirinhodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todas as conclusões que tirei desse livro foram erradas :X

      Excluir
  2. Nossa!
    Adorei a resenha, ao mesmo tempo você consegui me deixar curiosa e com medo de ler "Garota exemplar" rs
    Mas acho que vou ler sim, apesar de você não ter gostado do final, a história realmente parece ser muito boa
    Beijos
    Dri
    http://livrosleituraseleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigada :D

      Sim, a historia é ótima, mas o final não me agradou muito, mas talvez você tenha uma visão melhor ner? rsrsrs

      Excluir
  3. Fiquei curiosa e quero ler!
    http://in-acreditaveis.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Kah!

    Estou louca para ler esse livro, uma das minhas próximas aquisições.

    Beijos,

    Natalia Leal
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá! :)
    Também não gostei do final. :( Mas pensei e repensei e acho que, infelizmente, outro final não daria certo. Pelo menos no meu ponto de vista. :/

    E quanto ao filme: estou louca para que seja lançado logo. :p

    Bjs :*

    ResponderExcluir