segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Livros independentes = livros ruins

 

Um livro nacional é um livro ruim, que fala de indios, de mato, de seca... é assim como a maioria dos "leitores" pensam quando o assunto é a obra literária nacional. Quebrar esse pensamento dar trabalho, gasta suor, é necessário campanhas, incentivos, determinação do próprio autor, selos, tags... E ás vezes, nem um resultado decente sai disso.

Quem culpar? Editoras, escritores, leitores, nosso historico? Acredito que essa seja uma questão cultural. Na escola, o primeiro livro que li escrito por um brasileiro foi Ubirajara, seu resumo seria quase 100% da minha nota naquele bimestre, sim, foi uma doa leitura, mas como uma menina cheia de sonhos eu queria mais, queria aventura, romance, ficção de verdade! Mas na biblioteca só tinha livros cheio de indios com grandes criticas sociais daquela época. Por isso optei pelos "estrangeiros", Peter Pan, o primeiro livro que me encantou e verdadeiramente me trouxe para o mundo das palavras. Mas se naquela época, eu tivesse á mão livros como os da Paula Pimenta, por exemplo, talvez minha visão da literatura nacional tivesse sido mais ampla e eficiente do que cultivei por anos nas aulas de literatura, no entanto isso é assunto pra outro post...

Hoje eu quis falar sobre algo um pouco diferente, fugindo dos meus últimos textos mamão-com-açúcar - só estou numa boa fase, só isso - e caindo de cabeça nesse assunto "independência", como eu disse acima, desde que frequentamos as aulas de portugues onde o incentivo á leitura é maior, nos deparamos com os clássicos nacionais, criando aquele velho preconceito que todos nós já estamos carecas de saber, preconceito esse que, admito, aos poucos está sendo desmanchado, no entanto, existe um em especial que chama minha atenção; a famosa publicação independente. 

Já vi algumas pessoas dizerem que "escritor independente é escritor ruim, ja que nem mesmo uma editora o quis". Só quem escreve, e melhor, quem teve a ousadia e ilusão de enviar algum trabalho seu para ser publicado por uma editora seja ela de grande porte ou não, sabe o quanto a afirmação acima pode ser rendondamente errada. 

Ser escritor independente não está ligado, necessariamente á falta de talento, existem outros fatores, outros tópicos. Como por exemplo o dinheiro, porque sim, em algumas editoras se é cobrado um valor altissimo para a publicação, no entanto esse valor não é expressado no trabalho. A edição é ruim, quase não existe divulgação, e as vezes nem vale metade do que se foi investido, se for fazer sucesso depende exclusivamente da perseverança do escritor.

Mas sim, á aquelas que não cobra um centavo sequer e com muita sorte, seu livro é digno do seu talento. Mas pra entrar nelas é complicado, principalmente quando se é um "novato" na área.

Optar pela independência é uma escolha dificil, tudo fica nas suas costas, capa, diagramação, divulgação, parcerias... tudo cai sobre o escritor. E ainda, apesar disso, com tudo isso, ainda á aquele que nunca nem sequer se deu ao trabalho de ler algo seu afirmar, com toda certeza do mundo, que você é um escritor ruim, baseado no fato de que nenhuma editora te quis.

Editoras querem livros que vão fazer sucesso, vender os exemplares impressos, mas elas querem a certeza disso, por isso publicam escritores famosos que, vejam só!, ficaram conhecidos pelos livros lançados de forma independente. É como um ciclo sabe? Você tem um sonho, o põe no papel, é rejeitado, lança á sua maneira e mais tarde colhe os frutos, dados na boca porquem te disse o não inicial.

Agora sejamos sinceros, baseados nos textos que escrevo e publico aqui, no artigo acima, e em todo material deste blog, digamos que não seja uma escritora ruim, não é?

Ps; Acabei de criar vergonha na cara e criar uma página para o meu blog lá no face, seria pedir muuito para que você desse um "curtir" básico? Link

3 comentários:

  1. Eu acho que nos acostumamos com livros ruins, filmes ruins e músicas ruins quando se trata de produtos nacionais, mas eu percebo que isso está mudando. Eu tenho lido vários livros nacionais excelentes, e os filmes também estão melhorando. Acho que tudo depende mesmo da época em que se vive e de quem está fazendo e comercializando o produto. Acredito sim que muitos livros independentes não dão certo por falta de qualidade, mas acredito também que escritores independentes são muito bons e não devemos julgar tudo como se fosse ruim antes de experimentar.

    Bjus.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. O que acontece é que tudo no Brasil é rotulado como: musicas nacionais, filmes nacionais, livros nacionais, a maioria das pessoas que conheço não sabem nem ao menos um nome de um bom autor brasileiro, me lembro que no ensino médio já tinha lido vários livros de autores brasileiros, que simplesmente amei e recomendo até hoje como Machado de Assis, Pedro Bandeira, Carlos Queiroz Telles, Ana Maria Machado, claro todos bem consagrados! Mas neste ano me deparei com duas belíssimas escritoras que ralam bastante para divulgar seu trabalho, acho que produção independente esta mais ligada com a atitude por parte do seu produtor, claro que qualidade, dinheiro e estrutura do livro em si conta como fator positivo para o sucesso do livro.
    Parabéns pelo artigo!

    http://coisasdeanalima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. O grande problema é que pra maioria dos brasileiros o que é bom é o que vem de fora ou o nacional que imita estilos americanos , por exemplo..Eu gosto muito dos clássicos brasileiros, foram eles que me fizeram gostar de leitura, acho que eles precisam deixar de ser considerados leituras forçadas de ensino médio e ajudar os novos leitores a amar a leitura.
    A gente tem que esquecer esse preconceito bobo, considerar o trabalhão que os novos escritores tem pra ser conhecidos e valorizar leitura de qualidade.
    Bjão
    http://nomeiodoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir