segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Os piores livros de 2014


É muito estranho fazer uma retrospectiva no meio de Janeiro? (rs)

2014 foi um ano de grandes aquisições e descobertas literárias, mas em contra partida parece que foi o ano  que também tive minhas grandes decepções. Independente do livro e do seu conteúdo, nunca achei que poderia ser um desperdício comprá-lo, mas se pudesse voltar atrás certeza que não teria levado-os pra casa.


Noite Eterna de Claudia Gray

Bianca é uma garota tímida que se ver obrigada á frequentar a escola Noite Eterna pelos pais,  seu receio se dar pelo fato de nunca ter saído da cidadezinha em que cresceu, no entanto, após uma desastrosa tentativa de fuga a mesma conhece o misterioso e bad boy Lucas Ross, o qual de imediato sente uma atração inexplicável, que mais tarde, descobre ser recíproca. Mas Noite Eterna está longe de ser um cenário romântico para uma paixão adolescentes, á cada novo capítulo descobre-se que aquelas paredes altas e impenetráveis guardam segredos que colocaria pavor em qualquer garotinha tímida e insegura.

Eu não gostei desse livro, os personagens eram clichês e previsíveis, pouco atrativos e eu tinha a nítida sensação de já ter os visto em outros livros, ao decorrer da leitura eu ganhava cada vez mais certeza do quanto Claudia conseguiu arrasar com o próprio enredo.

Resenha completa


A Canção do Súcubo - Richelle Mead

Esse livro me custou o total de 10 reais, uma bagatela se em comparação á outros exemplares que tenho na minha estante, e sua leitura foi exatamente isso, "uma bagatela" . Pra mim o início é meio sem sentido, totalmente mal explicado e por vezes fiquei perdida, Georgina é um Súcubo que se alimenta de energia vital - quanto mais "pura" for a pessoa mais forte é sua energia - mas ela é um Súcubo diferente, prefere preservar a vida humana e por isso se "alimenta" apenas de caras maus, o que seria a escória - conheço um monte de escórias que teria um enorme prazer em apresentar á Georgina - da humanidade. De início não entendi muito bem porque ela os preservava, já que era um demonio, e aquele era o seu trabalho, mas á partir das páginas aprofundamos cada vez mais no passado desse Súcubo e entendemos sua "resistência". 



O Sonho De Eva - Chico Anes

Embora seu contexto seja bastante atraente para quem adora ficção, foi um pouco dificil levar sua leitura até o fim, o livro não é muito detalhado, e deixa muito a desejar na construção dos seus personagens, parecem ter uma personalidade um pouco rasa - até mesmo Alec, que é um dos mais presentes, nem sequer as caracteristicas fisicas são ressaltadas, os diálogos também  me pareceram um tanto quanto bobos, e algumas coisas foram muito, muito desnecessárias, como por exemplo o desejo fisico e simultaneo que todos os homens sentiam por Eva, o que não se encaixa em parte nenhuma na realidade ou tem importancia real nos fatos, muitas coisas foram deixadas de lado e pouco exploradas, e o excesso de personagens também me irritou um pouco, uma vez que nenhum deles fora explorado de fato. Também notei alguns erros na edição, coisas bobas que devem terem passado batido. 




A Maldição do Tigre - Collen Houck

Ler a Maldição do Tigre foi uma das maiores decepções da minha vida, não que eu estivesse com grandes expectativas em relação á esse livro - depois do fiasco de 50 Tons e Para Sempre eu meio que aprendi a lição - mas ainda sim, não esperava que um livro tão grosso poderia ser tão ruim.

A estória é contada em primeira pessoa por Kelsey - a mocinha da vez - o que por si só já é uma grande frustração. De antemão não vi grande coisa nela, sua personalidade é muito rasa e tem pouco carisma para uma protagonista, pensei que ela seria uma daquelas personagens que apenas "acompanham os fatos", mas dai entra em cena o grande e esplendoroso tigre branco, e tudo de repente muda. Ren, apelido dado por Kelsey - desculpem minha ignorância mas porque? Em momento nenhum é dado uma explicação para isso - consegue despertar a atenção de Kelsey e depois de alguma coisa feita por ela - sem esta saber de nada - ele é capaz de retornar á forma humana. 



Trilogia Halo - Alexandra Adornetto

Bethany é a protagonista da vez, é uma anja-novata que é enviada a terra para disseminar bondades e aprender um pouco mais sobre os humanos, é muito mais sensível que seus irmãos e colegas de missão, e mais vulnerável também, logo que chega, faz novos amigos e conhece Xavier, um humano de coração nobre e grande coragem, o qual acaba conquistando o coração angelical de Beth, dando inicio á um amor forte e impossivel.
De cara, a descrição detalhista de Alexandra me incomodou, no entanto, a partir que as coisas foram acontecendo, a leitura fluiu de um jeito doce e apaixonante, eu gostei muito da proposta da escritora em por como protagonista uma garota-anja, esperava cenas de ação, ao menos um pouco de bravura partindo de Beth, no entanto, Beth foi apenas mais do mesmo, transformando-se em uma verdadeira tapada quando se descobriu apaixonada por Xavier, não bastasse isso, toma atitudes impulsivas e egoístas, deixando todo o livro ao redor do seu romance meloso e proibido, todo livro mesmo, são páginas e mais páginas de diálogos rasos, e romance clichê e meloso.





7 comentários:

  1. Oi :) Tudo bem?
    Concordo plenamente com a trilogia Halo, mas fiquei triste por saber que não gosto de A Maldição do Tigre, pois é uma das minhas séries favoritas <3
    Beijo
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vejo muita gente falando bem desse livro e me senti um ET por odia-lo rsrs

      Excluir
    2. Vejo muita gente falando bem desse livro e me senti um ET por odia-lo rsrs

      Excluir
  2. Oii tudo bom??
    Indiquei o seu blog para participar de um tag, que está rolando lá no blog!!
    Espero que goste.
    Beijoos

    http://www.gypsyheartbooks.com.br/2015/02/especial-tag-11-coisas.html

    ResponderExcluir
  3. Me falaram que a maldição do tigre é bom.... Mas sei la, vai de acordo com os personagens que cada pessoa gosta né? haha Mas valeu pelas críticas, os outros parecem ser ruins mesmo. haha

    somundomeu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me falaram isso também, mas nesse caso não foram apenas os personagens, quase tudo no livro me encomodou :/

      Excluir
    2. Me falaram isso também, mas nesse caso não foram apenas os personagens, quase tudo no livro me encomodou :/

      Excluir